
Como e por que implantar a NR 20 no posto de combustível?
Em qualquer segmento, principalmente se você é gestor de um negócio, é importante estar bem informado sobre as leis, normas e regulamentos que dizem respeito ao seu ramo de atuação, para que sua empresa sempre esteja de acordo e evite acidentes ou multas. No caso de postos de combustíveis, devido ao alto risco, essa atenção deve ser redobrada.
A NR 20 trata-se de uma Norma Regulamentadora criada em 1978, e revista em 2012, com o título: “Segurança e Saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis”. Ela tem como função fazer com que sejam identificados os riscos e medidas protetivas em todas as atividades que envolvem esses tipos de produtos, desde a extração até a desativação do local, estabelecendo alguns requisitos para manipulação, transporte, armazenamento e distribuição.
Gostaria de conhecer mais sobre a NR 20, sua importância e como implementá-la no seu posto? Então continue a leitura, preparamos este post com algumas dicas para você!
Contrate profissionais habilitados para a implementação
Para implementar essa norma de maneira correta, é importante que o profissional contratado tenha conhecimento a respeito dessa regulamentação, sabendo de todos os detalhes para a implementação. Além do conhecimento, o profissional deve ser habilitado: engenheiros, técnicos e profissionais da saúde relacionados à segurança do trabalho.
Saiba quais são as capacitações necessárias
Na NR 20 estão previstas algumas capacitações que o empregador deve proporcionar ao funcionário, são elas:
- curso de integração — Para funcionários que não mantêm contato direto com o processo ou processamento, com duração de 4 horas;
- curso básico (a cada 3 anos) — Para funcionários que mantêm contato direto e que realizam atividades de curta duração, com período de 8 horas;
- curso intermediário (a cada 2 anos) — Para funcionários que realizam atividades de operação, atendimento a emergências e de manutenção, com reciclagem de dois em dois anos.
- curso de atualização deve ser realizado quando houver modificação significativa, morte de trabalhador, ferimentos em decorrência de explosão, queimaduras de 2º e 3º grau ou histórico de acidentes.
Providencie a documentação
A fiscalização demanda uma série de documentos para a implementação, sendo eles:
- prontuário de instalação — arquivo com todos os documentos exigidos;
- análise de riscos — ameaças potenciais das áreas, com os planos de ação para correção;
- projeto de instalação;
- procedimentos operacionais seguros: documentação, implementação, divulgação e atualização dos processos baseados na análise de riscos;
- manutenção e inspeção das instalações — com os equipamentos, acomodações e acessórios para tal;
- inspeção de segurança e saúde — elaboração de um plano de inspeções periódicas;
- plano de prevenção e controle de vazamentos, derramamento, incêndio e explosão — identificar possíveis fontes, medidas de controle, instruções e procedimentos;
- controle de fontes de ignições — instalações elétricas e equipamentos em conformidade com a NR 10;
- plano de resposta a emergências — simulações e equipes treinadas, procedimentos em caso de acidentes; capacitação de empregados e contratados.
Conheça bem o seu ramo e a classe na qual ele se enquadra
O trabalho com postos de gasolina oferece riscos a funcionários, clientes e vizinhança relacionados a eletricidade estática, geração de faíscas, brasa de cigarro e chamas diretas que podem ocasionar explosões. Por isso, é importante conhecer esses riscos para saber como se prevenir.
Para aplicação da norma, as instalações são divididas em 3 classes, sendo os postos de combustíveis classificados como classe I — capacidade de armazenamento entre 10 mil e 5 milhões de litros.
Além de evitar multas e ser requisito legal para o funcionamento, a implantação da NR 20 em seu posto de combustíveis é importante para evitar acidentes e garantir a segurança dos funcionários, dos clientes e da vizinhança e a preservação do meio ambiente.
Gostou das nossas dicas sobre a NR 20? Ainda tem dúvidas sobre como implementar na sua empresa? Fique à vontade para comentar neste post, estamos sempre dispostos a ajudar!