
4 dicas de como aumentar as vendas no posto de combustível
Basta dar uma olhada mais de perto para perceber que alguns postos vendem mais que outros. E a razão para isso é bem simples: planejamento estratégico. Para se manter competitivo neste nicho, não é suficiente vender um produto que todos precisam, mas oferecer diferenciais que atraia e fidelize os seus clientes.
Nesse contexto, confira abaixo as dicas que separamos para você sobre como aumentar as vendas no seu posto de combustível. Boa leitura!
1. Tenha excelência no atendimento
Primeiramente, se coloque na posição do seu cliente. O que você procura — além de combustível — na hora de abastecer o seu carro? Certamente um bom e atencioso atendimento faz você se sentir bem, passando segurança e, principalmente, vontade de abastecer sempre no mesmo lugar.
Com os seus clientes não é diferente. Portanto, olhe para o seu posto e identifique as principais falhas. Se o seu frentista está sempre de mau humor e com a feição fechada, converse com ele — reservadamente — e peça para sempre atender os clientes sorrindo. Além disso, identifique os produtos mais procurados na loja de conveniência e garanta que nunca estejam em falta.
2. Garanta qualidade nos produtos e serviços
A qualidade é o carro-chefe de qualquer negócio. Portanto, procure por fornecedores que são reconhecidos nacionalmente pelos seus produtos. Mais uma vez, coloque-se no lugar do cliente e certamente você não venderá produtos de procedências duvidosas, por mais que o preço seja atrativo.
Atente-se também a qualidade do atendimento e tenha certeza que todos os procedimentos adotados na sua empresa seguem sempre o mesmo nível.
3. Ofereça serviços extras
A ideia aqui é que tudo que o seu cliente necessitar, ele encontre no seu posto. Se precisar trocar o óleo, lavar o carro, comprar produtos para o interior do veículo, ou qualquer outra coisa relacionada à saúde e manutenção do seu automóvel, é o nome do seu posto que ele deve lembrar.
Por mais que você não ofereça o serviço que ele procure, tenha em mãos o nome das melhores empresas que ele deve buscar para ser bem atendido. Dessa forma, você sempre estará associado com boas indicações de serviços de qualidade e iniciando um passo importante que discutiremos no próximo item.
4. Invista na fidelização
Dentre todos os postos de abastecimento da sua cidade, por que o seu cliente abastecerá sempre contigo? Como visto, o preço praticado é fortemente engessado devido aos seus concorrentes. Então, tenha diferenciais para atrair e fidelizar o cliente.
Nesse sentido, ofereça uma recompensa para uma quantidade de litros abastecidos — não precisa ser necessariamente algo de elevado valor, mas algo que o deixe com sentimento de “aqui sou notado, não sou apenas mais um cliente”. Pode ser um souvenir ou um produto da loja.
Seguindo essas dicas, em um primeiro momento você, inocentemente, poderia pensar que elas não geram receitas. No entanto, melhorar a qualidade e excelência dos serviços e produtos comercializados, combinado com a oferta de serviços extras e de fidelização, são maneiras simples de garantir que o seu nome seja lembrado na hora de procurar por um serviço. Além disso, essas sugestões podem se converter em novas vendas quando o seu cliente compartilha com amigos as experiências que teve em seu posto.
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